O Espelho de João



Lançamento do livro dia 08 de abril às 15h.

Em “O Espelho de João”, o protagonista se enxerga como uma menina ao se olhar no espelho e precisa de ajuda para entender a sua identidade.

São Paulo, 31 de março de 2017 — A transexualidade é um assunto que, por conta do tradicionalismo do brasileiro e receio de muitos pais, ainda não é amplamente discutido com crianças e adolescentes. Pensando nisso, o escritor e jornalista itaquaquecetubense Ramon de Souza, autor de “Rato Urbano” (2011) e “Meus preciosos contos tristes” (2017), lançará no dia 8 de abril o livro infantil “O Espelho de João”, que conta a história de uma criança transgênero.
A obra possui vinte páginas e é recheada de ilustrações de domínio público para prender a atenção dos baixinhos. O roteiro narra o cotidiano conturbado de João, um garoto que não sabe o que fazer após perceber que, ao se ver no espelho, ele enxerga a si mesmo em uma versão feminina. O personagem enfrenta dificuldades sociais e represálias de amigos até encontrar o aliado que finalmente o ajudará a entender e aceitar sua identidade de gênero.
“Por mais que o livro pareça excessivamente polêmico, acredito que é muito importante incluir a transexualidade na literatura infantil. Falar sobre gênero com crianças, diferente do que muitos pensam, não tem nada a ver com sexualizá-las. Quanto mais cedo o indivíduo aprender que o transgênero é algo comum e natural, maiores são as chances dele se tornar um adulto que respeite as diferenças e contribua para uma sociedade mais igualitária”, afirma o autor.
O lançamento, que também incluirá uma sessão de autógrafos com o escritor, ocorrerá no Museu da Diversidade Sexual (localizado dentro da estação República do metrô de São Paulo), no dia 8 de abril, a partir das 15h. Os visitantes poderão adquirir exemplares do livro à pronta-entrega por apenas R$ 10; ao fim do estoque, será aberta uma lista de encomendas na qual cada unidade custará R$ 15 com frete incluso para todo o Brasil. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cartões de crédito e débito (Mastercard e Visa).
“Estou ansioso pelo lançamento. O livro teve uma excelente cobertura da mídia especializada e ótimas resenhas de blogs literários que puderam ler o PDF antecipadamente. É gratificante poder incluir as crianças transgênero na literatura infantil”, conclui o autor.

Sobre o autor: Ramon de Souza tem 22 anos e é autor de dois livros publicados pela Editora Multifoco: “Rato Urbano” (2011) e “Meus preciosos contos tristes (2017). Também já participou de seis antologias literárias ao longo de sua carreira. Jornalista premiado internacionalmente, acredita que a literatura pode e deve sofrer transformações com o passar do tempo, ganhando uma linguagem mais acessível e abordando temas contemporâneos. Sua marca registrada é a escrita informal, sem firulas, reflexo de sua personalidade caótica e boêmia.

Comentários estão fechados.